FANDOM

Protoss BlizzCon2013 Art1.jpg

Os protoss (ou Primogênitos) são uma raça humanoide sapiente nativa do planeta Aiur. Eles são conhecidos por suas habilidades em combate, avanços tecnológicos e por suas capacidades psionicas.[1]

A principal cultura protoss se envolve ao redor do Khalai, que aderem à comunal Khala,[2] e aos Nerazim, que rejeitam o Khala.[3][1] Há outros braços e grupos dentro da sociedade protoss, como os Tal'darim que vivem espalhados pela galáxia.[4]

O povo Protoss foi reunificado quando os Khalai e os Nerazim, separados durante a Discórdia, decidiram unir forças para reconstruir sua civilização[5] após seu mundo natal, Aiur, ter sido devastado pelos zergs durante a Grande Guerra.[6]

Junto com os zergs e os terranos, os protoss é uma das três espécias dominantes da galáxia.[7] Os protoss são considerados uma "raça guerreira", apesar deles não estarem constantemente em guerra. Contudo eles treinam incessantemente para a luta e antes do começo da Grande Guerra eram possivelmente a maior força militar da galáxia.[8] Os protoss assim como os zergs foram criados pelos xel nagas pela pureza da essência.Os protoss vem entrando em vários conflitos e um dos mais marcantes e empolgantes e o progresso que eles estao tentando fazer para recuperar sua terra natal o planeta de Aiur.Em uma batalha com a ajuda de Jim Raynor para destruir o Overmind(Supermente).Embora os esforçoes e o sacrifício do Grande Tassadar eles tiveram que se retirar de Aiur

ReferênciasEditar

  1. 1,0 1,1 Underwood, Peter, Bill Roper, Chris Metzen and Jeffrey Vaughn. StarCraft (Manual). Irvine, Calif.: Blizzard Entertainment, 1998.
  2. Elder, Josh and Ramanda Kamarga. "StarCraft: Frontline: Why We Fight", pp. 6–47. Tokyopop, 1 de agosto de 2008. ISBN 1427-80721-3.
  3. Blizzard Entertainment staff. 8 de janeiro de 2008. Dark Templar Vote: Decide Which Clan Joins the Battle. Blizzard Entertainment. Página acessda em 8 de dezembro de 2014.
  4. Kenyon, Nate. (27 de de setembro de 2011). StarCraft: Ghost: Spectres. Simon & Schuster (Pocket Star). ISBN 978-1439-10938-0.
  5. Blizzard Entertainment. StarCraft: Brood War. Vivendi Games. Mission: Legacy of the Xel'Naga (em inglês). 1998.
  6. Blizzard Entertainment. StarCraft: Brood War. Vivendi Games. Mission: Escape from Aiur (em inglês). 1998.
  7. (2007). StarCraft: The Board Game (manual). Fantasy Flight Games.
  8. Blizzard Entertainment. StarCraft II Creative Development Q&A - Part 8. Blizzard Entertainment. Página acessda em 8 de dezembro de 2014.

Também no FANDOM

Wiki aleatória